Liquid | O VÍCIO DE ESTAR SEMPRE LIGADO!
logo[1]

O VÍCIO DE ESTAR SEMPRE LIGADO!

O VÍCIO DE ESTAR SEMPRE LIGADO!

Os telemóveis, as redes sociais, entraram nas nossas vidas e tomaram o nosso tempo de uma forma avassaladora. Estamos presos ao nosso telefone como a um colete salva vidas.

Há umas semanas atrás o meu telemóvel avariou e fiquei sem ele cerca de 24 horas. Parecia que tinha ficado sem chão. Percebi nesse momento que a minha vida estava demasiado «ligada» ou «dependente» dessa  máquina. Prometi a mim mesma que a partir daí iria tentar libertar-me dessa dependência. Mas digo-vos que não é fácil! Estudos mostram que os estímulos digitais, como receber um email, mensagem ou um «Like», gera a libertação de dopamina, um químico associado ao nosso sistema cerebral de prazer e recompensa, o que explica a necessidade constante que temos de estar sempre a olhar para o telemóvel.  Afinal a «culpa» não é totalmente nossa 🙂

Mas na verdade essa ligação constante impede-nos muitas vezes de viver e gozar o momento presente. Seja conversar com a pessoa que está ao nosso lado,  ou de olhar e apreciar com todos os nossos sentidos a paisagem que temos à nossa frente, de saborear a refeição que estamos a comer e muitas vezes até de darmos o nosso melhor no trabalho que estamos a fazer.

Quantas vezes não vemos mesas de restaurantes com pessoas que, em vez de conversarem uma com a outra estão ambas a olhar para o telefone?

Ou quando estamos a viver algo espectacular e em vez de respirarmos fundo e gozarmos o momento, nos preocupamos em tirar a melhor fotografia para colocar no Instagram?

Pois é, acontece muitas mais vezes do que pensamos 🙂

Se se revê no que acabei de descrever, aqui tem algumas dicas para melhorar a sua relação com o telemóvel:

– Ao acordar não vá imediatamente ver as ultimas noticias nas redes sociais e os novos e-mails. Espere pelo menos uma meia hora até olhar para o seu telemóvel.

– Substitua o alarme do seu telemóvel por um despertador tradicional para o acordar todas as manhãs.

– Deixe o telemóvel a uma distancia que o obrigue a levantar-se da cama para pegar nele, desta forma será mais fácil resistir à tentação de pegar nele durante a noite.

– Durante a refeição, sozinho ou acompanhado deixe o telemóvel no seu bolso ou na sua carteira. Vai ver que vai saborear melhor a refeição e a companhia.

– Resista à tentação de estar sempre a ver se recebeu um novo email ou novas mensagens. Desligue as notificações e imponha a si mesmo vários períodos do dia sem olhar para o telemóvel.

Vai ver que vale a pena estar menos ligado ao telemóvel e mais ligado à Vida 🙂

No Comments

Post A Comment