TB - TERESA BARATA

View Original

Alterando a forma de olhar para a menopausa!

Como mulheres, cada uma de nós, independentemente da idade, temos a responsabilidade de contribuir para a mudança de mentalidade em relação à menopausa. Por nós e pelas nossas filhas e mulheres das gerações futuras.

Sabe que podemos começar a sentir os primeiros sintomas da peri menopausa com 30 e poucos anos? E que os sintomas podem durar mais de 10 anos em algumas mulheres?

Todas somos diferentes e os sintomas não se limitam a ter apenas calores noturnos. Existem mais de 30 sintomas confirmados. Por isso é tão importante informarmo-nos e sabermos o que acontece a cada mulher em cada ciclo e contribuir de alguma forma para a mudança de mentalidade da nossa sociedade em relação á mulher na menopausa. É um papel de todas nós.

É crucial mudarmos padrões como os seguintes:

- Entrar na menopausa não é o fim da nossa vida ativa

- A idade pós-menopausa não é sinonimo de velhice mas sim de sabedoria

- Existe vida e prazer sexual durante e após a menopausa

- Os sintomas não vêm para ficar. Passam ao fim de algum tempo e voltamos a ter capacidade de foco, memória, energia e alegria de viver.

- Entrar na menopausa não é sinónimo de excesso de peso. Existem formas de contrariar esta tendência

Apesar de falar aqui apenas nas mulheres, o papel dos homens nesta mudança é também muito importante. Seja informando-se ou apoiando e incentivando as mulheres à sua volta.

Um passo de cada vez, ao ritmo de cada um, todos podemos mudar o mundo para um lugar melhor.