Café sim ou não?
É daquelas pessoas que adora café mas que tem sempre dúvidas se é saudável ou não e que quantidade deve beber? Então vou dar-lhe alguma informação que o vai ajudar a esclarecer essa dúvida :)
São muitos os estudos que têm mostrado que o café pode fazer bem à sua saúde e ajudar na prevenção de diversas doenças. Mas para além dos benefícios, beber café diariamente tem também alguns riscos. Daí ser tão importante ter atenção à qualidade e quantidade do café.
Benefícios do café
Atenção e desempenho mental
Mesmo em doses relativamente baixas, a cafeína estimula a atenção e melhora o desempenho mental.
Humor
Diversos estudos têm mostrado melhorias na sensação de bem-estar, felicidade, energia, vigilância e sociabilidade.
Concentração
Os estudos indicam que a cafeína pode ajudá-lo a executar uma série de tarefas cognitivas mais rapidamente, como por exemplo o reconhecimento de padrões visuais.
Prevenção de diabetes
O café contém minerais e antioxidantes que ajudam a prevenir a diabetes. Frank Hu, MD, um dos autores de um estudo de Harvard, considera que isto acontece porque a cafeína estimula os músculos a queimar a gordura e açúcar de uma forma mais eficiente.
Antioxidantes
Os antioxidantes na cafeína ajudam a estabilizar os radicais livres. Quando um radical livre é formado a partir do metabolismo das nossas células e não é neutralizado, pode danificar o ADN da célula.
Prevenção de doenças
A cafeína mantém as moléculas de dopamina activas, actuando na prevenção de doenças como Parkinson e Alzheimer. Investigadores descobriram que quem bebe café regularmente reduz em 50% a probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson comparando com aqueles que não consomem bebidas com cafeína.
Mas também existem riscos quando tomamos doses excessivas de café.
Os riscos do excesso do café podem ser: aumento da tensão arterial levando a problemas cardiovasculares; aumento do stress; problemas gastrointestinais principalmente para quem tem síndrome de cólon irritável, doença de Crohn, ou colite; Inibição de alguns nutrientes e excreção urinária de cálcio, magnésio, potássio, ferro e vestígios de minerais; Contribuição para a diminuição da produção hormonal principalmente a partir dos 45 anos; aumento da estimulação nas glândulas supra-renais e vários problemas de saúde relacionados com inflamação e fadiga
A dose diária certa de café varia de pessoa para pessoa pois cada um de nós tem formas diferentes de o metabolizar. No entanto, para não correr riscos costumo aconselhar uma dose de não mais do que 2 cafés por dia. E sugiro também que vá estando atento ás reacções do seu corpo quando toma mais ou menos café.
Melhor que ninguém o corpo dir-lhe-á a dose certa para si.