TB - TERESA BARATA

View Original

Eu peço TUDO à minha tisana!

Umas gramas de plantas, água a ferver e tenho à minha frente um mini-milagre.

Se procuro energia, vou buscar ao ginseng e ao cacao, com efeito tónico e reparador. Se procuro aliviar o stress, vou solicitar os mecanismos complexos das raízes de valeriana. O meu fígado grita depois das caipirinhas de ontem? Aqui deve ser o grande Sr. Alcachofra a ajudar-me. Apoiar uma detox, proteger o sistema circulatório, remineralizar…. As infusões de plantas têm inúmeros contributos para o nosso equilíbrio e bem-estar, desde que utilizadas com segurança.

O corpo humano adulto precisa de ingerir 1,5 a 2 litros de líquido por dia em situação normal, e podemos aproveitar este imperativo para adicionar uns benefícios. Na água quente as plantas libertam os seus princípios activos, até podem libertar mais se preparamos uma decocção: colocar as plantas em água fria, tapar e levar a ebulição durante 2 a 3 minutos. Deixar repousar 5 a 10 minutos e coar antes de servir. Esse modo de preparação é especialmente indicado para cascas, raízes ou plantas muito ricas em óleos essenciais.

E não é só ao deitar como em casa da avó! De manhã para substituir o café ou o chá (é bem menos ácido), frio ao longo do dia numa garrafa no escritório ou na praia, à noite em cocktail… é um hábito fácil de adquirir.