TB - TERESA BARATA

View Original

À descoberta de uma nova normalidade!

Se em Janeiro passado nos dissessem que neste Verão íamos andar de máscaras, teríamos de usar gel desinfetante e manter distâncias de segurança e não poderíamos andar de avião, provavelmente não iriamos acreditar. Acharíamos que era uma realidade impossível e irrealista.

E hoje vemo-nos a viver esta nova normalidade e a tentar encontrar formas de lidar de uma forma positiva com tudo isto.

Estes últimos meses tem sido para todos nós um desafio grande, um teste á resiliência e à paciência. Temos aprendido a viver o dia a dia sem fazer muitos planos de futuro nem criar muitas expectativas.

E assim continuará nos próximos tempos. Sem sabermos até quando tudo isto vai durar e quando iremos conseguir «voltar ao normal». Mas será que vamos alguma vez voltar à nossa antiga forma de estar e viver o dia a dia? Eu acredito que encontraremos uma nova normalidade. E que iremos aos poucos aprendendo a aceitá-la, a vivê-la de uma forma natural e principalmente a valorizá-la.

Lá no fundo, todos sabíamos que estávamos a chegar a um ponto de rutura. Vivíamos vidas demasiado aceleradas, sempre a correr atrás de algo que muitas vezes nem sabíamos o quê, a consumir produtos que não precisávamos e a esquecermo-nos do que é realmente importante. Sabíamos que algo teria de acontecer que viesse abanar essa rotina e que nos obrigasse a parar e a perceber que as vidas que levávamos não faziam qualquer sentido.

A vida dá-nos sempre novas oportunidades, mas nem sempre utiliza as formas mais agradáveis e fáceis para nos mostrar esses novos caminhos.

Esta é claramente uma nova oportunidade! Oportunidade de mudarmos a nossa forma de ver a vida e de a vivermos. De sairmos da nossa caixa, alargarmos o nosso campo de visão, sermos criativos e descobrirmos dentro de nós o que podemos fazer para preencher os nossos dias com novas rotinas que nos preencham e nos façam felizes.

E há tanto por descobrir! Tanta coisa que antes não estava no nosso radar. Obrigue-se a sair da sua zona de conforto. Comece um hobbie novo, pinte, escreva, faça um jardim na sua varanda, ande de bicicleta, vá passear ao por do sol, faça picnics no jardim, combine jogos ao ar livre, experimente aulas de yoga no jardim, organize uma happy hour na praia, um peddy paper, inscreva-se num curso de astrologia… aproveite o verão, as noites quentes e as brisas refrescantes que sabem tão bem!

E se tirou ferias e se sente desanimado por não poder ir para fora, reinvente as suas férias. Mude a sua rotina, a hora de acordar, o que come ao pequeno almoço, o passeio a pé com o cão, inscreva-se naquela aula que há tanto tempo gostava de experimentar, combine programas com os amigos, alugue uma caravana, vá passear de trotinete, reserve umas noites num turismo rural, faça kayaking. Enfim, divirta-se e ria muito! Rir faz bem à alma J

Tome as rédeas da sua vida. Não se adapte nem se deixe levar. Ouça a sua voz interior e tenha a coragem de dar um passo maior e sair da sua zona de conforto.

Esta pode ser a grande oportunidade da sua vida para mudar o que sempre quis mudar!