6 ROTINAS DIÁRIAS, ESSENCIAIS PARA SE MANTER SÃO

Já reparou como de repente parece que todos voltámos a ter vidas ainda mais agitadas do que tínhamos antes da pandemia? Estas ultimas semanas, em que finalmente começámos a voltar a uma vida supostamente normal, tenho sentido uma energia muito forte no ar e a perceção de que andamos todos um pouco perdidos, sem rumo e sem saber muito bem lidar com toda esta agitação. Parece que somos constantemente inundados por estímulos externos e que acabamos por passar os dias demasiado acelerados, o que nos causa stress e ansiedade e nos desconecta do nosso centro e daquilo que realmente somos e queremos.

É importante termos consciência do que se está a passar, deixarmos de apenas reagir e começarmos a sentir e agir, tomando as rédeas do nosso bem-estar e criando as condições necessárias para termos uma vida serena e equilibrada.

Nestas fases em que me sinto um pouco perdida e com demasiadas solicitações tento dar prioridade a estas 6 rotinas que são essenciais para conseguir manter-me equilibrada, focada e conectada com a minha essência.

1 - MEDITAR

Já não é segredo para ninguém que a prática regular de meditação faz milagres. Não só nos ajuda a lidar melhor com as contrariedades e problemas, como nos ajuda também a manter um estado de equilíbrio e bem-estar geral.

Para poder sentir os benefícios da meditação é importante manter uma prática regular. Pode começar com apenas 5 minutos por dia e depois ir aumentando. Mas o mais importante é fazê-lo diariamente.

Existem muitos cursos de meditação ou mindfulness e também muitas aplicações que o podem ajudar a iniciar este hábito. Nomeio por exemplo a CALM e a HEADSPACE que já experimentei e gostei.

2 – EXERCÍCIO FÍSICO

O exercício físico é importante em todas as idades e por todas as razões. É benéfico para tudo, seja dormir melhor, ter menos stress, melhor humor, manter um peso equilibrado, prevenir determinadas doenças, etc.

É importante encontrar uma atividade física que goste e lhe dê prazer, para se manter motivado e não desistir a meio. Seja caminhada, ginásio, yoga ou outro exercício que goste, tente praticá-lo pelo menos 3 vezes por semana.

O exercício passivo também é importante. Principalmente para quem passa o dia sentado á secretária. Exercício passivo é aquele que fazemos através de atividades diárias, como por exemplo subir escadas, passear o cão, aspirar, jardinar, etc.

3 – NATUREZA

Se é daquelas pessoas que vive na cidade e passa os seus dias entre a casa e o escritório, rodeado de luz artificial e ar condicionado, e tem pouco contacto com a natureza e os seus ciclos, está na altura de mudar a sua rotina.

Passar tempo na natureza, seja passeando num jardim, andar à beira mar, colocar os pés na terra ou simplesmente sentar-se encostado a uma árvore pode fazer milagres com a sua saúde e ajudá-lo a conectar com os seus ciclos internos e com a sua verdadeira natureza.

Diariamente tente gerir a sua agenda de forma a ter tempo para fazer alguma atividade ao ar livre. Se não conseguir fazê-lo diariamente tente pelo menos compensar nos seus dias livres, fazendo disso uma prioridade. A sua saúde agradece :-)

4 – ESCREVER

“Journal writing, when it becomes a ritual for transformation, is not only life-changing but life-expanding.” Jen Williamson

Experimente colocar papel e caneta ao lado da sua cama e começar a ganhar o hábito de escrever assim que acorda. Não precisa de um tema, basta escrever aquilo que lhe vem á cabeça durante 5 a 10 minutos todos os dias.

Vai começar a perceber que aos poucos, naturalmente vão começando a surgir ideias, pensamentos, perguntas que estão guardadas no seu subconsciente e que simplesmente ainda não tinham tido oportunidade para se deixarem ouvir.

As chamadas «páginas matinais» são uma forma de nos conhecermos melhor e de deixarmos vir ao de cima temas importantes que fazem parte de nós. E, quem sabe,  talvez uma dessas ideias venha mudar a sua vida para melhor J

5 – TEMPO PARA PARAR

Os dias passam numa velocidade alucinante e damos por nós a chegar ao fim do dia a sentirmo-nos cansados e com a sensação de ter ficado tanto por fazer.

Ao longo do dia, principalmente em dias mais stressantes, experimente tirar uns minutos para parar, respirar fundo, andar um pouco, olhar para o que está à sua volta e sentir-se vivo e presente. Faça um pequeno reconhecimento de onde está, o que está a fazer e porque o está a fazer. Depois retome a sua tarefa já com mais consciência e mais presente no momento.

Basta fazer esta paragem de 2 em 2 horas e vai ver o impacto que vai ter nos seus níveis de stress e na capacidade de estar conectado consigo e com os outros.

6 – AGRADECER

O simples ato de agradecer aquilo de bom que a vida nos traz, é uma poderosa ferramenta para nos ajudar a sermos mais felizes e a tornarmos os nossos dias mais equilibrados e serenos.

No final do dia encontre 5 ou 10 minutos para se sentar, pegar em papel e caneta e escrever 3 a 5 coisas pelas quais está agradecido. Reflita sobre cada uma delas e sinta esse estado de graça a inundar o seu corpo.

E, desta forma, vamos aprendendo a olhar para a vida de uma forma mais positiva, aceitando tudo aquilo que vem como uma dádiva. 

Anterior
Anterior

O que pode e deve fazer diferente neste próximo ano.

Próximo
Próximo

FIM DE FÉRIAS… VOLTAR Á ROTINA!