Sabe o que é o YIN YOGA?

O conceito YIN e YANG tem as suas raízes na China antiga, mais especificamente na filosofia Taoista, e existe para tentar descrever os dois lados da nossa existência. Segundo este conceito, a vida é feita de padrões, e todos os padrões são formados por contrastes: escuro/claro, bom/mau, alto/baixo, etc. Para os taoistas, a harmonia é atingida quando conseguimos encontrar o equilíbrio entre dois padrões: como um pendulo que vai balançando entre um lado e outro, entre o Yin e o Yang, ambos presentes e sempre trabalhando em combinação um com o outro.

Normalmente, quando iniciamos uma prática de yoga, começamos com um yoga mais dinâmico, mais ativo, trabalhando essencialmente os músculos, o lado mais visível do corpo, o desenho da postura, a força e o alinhamento correto. O nosso lado mais YANG.

Conforme vamos evoluindo na prática e nos sentimos mais flexíveis e mais fortes, começamos a trabalhar a nossa atenção e a perceber que existe um outro lado mais subtil.  Para além da forma exterior das posturas, começamos a dar atenção aquilo que está a acontecer no interior do nosso corpo, ao nosso lado mais YIN.

O Yin Yoga é uma prática mais meditativa que ajuda a alongar os tecidos conectivos do corpo como os ligamentos, fáscia e articulações, nomeadamente nos joelhos, sacro, coluna e zona pélvica. Todos estes tecidos são muito importantes e precisam também de ser exercitados de forma a conseguirmos manter a mobilidade, flexibilidade e vitalidade ao longo dos anos.

Se compararmos ambas as práticas, o Yin Yoga é mais lento, com posturas mais passivas, especialmente posturas de chão e com uma permanência maior em cada postura, para poder trabalhar os tecidos mais densos e profundos do corpo. Por outro lado, os outros tipos de Yoga mais Yang (Hatha Yoga, Vinyasa, Ashtanga, entre outras) são práticas mais dinâmicas que dão estamina, flexibilidade e força muscular. Independentemente de podermos gostar mais de um ou de outro, ambas as práticas são essenciais para encontrarmos a harmonia de corpo e mente.

São muitos os benefícios da prática do Yoga, e costumo dizer que se todos praticássemos yoga o mundo seria com certeza um lugar melhor. Mas o Yin yoga tem benefícios  muito próprios, essenciais para uma vida harmoniosa e para nos mantermos saudáveis e flexíveis ao longo dos anos:

- Aumenta a flexibilidade dos tecidos e das articulações

- Ajuda a restaurar a amplitude de movimento

- Ensina-nos a abrandar e a ser pacientes com as nossas emoções

- Ajuda-nos a sermos resilientes na ansiedade

- Aciona o sistema nervoso parassimpático, reduzindo o stress e trazendo calma e serenidade

- Incentiva o autoconhecimento e a gratidão

Se nunca experimentou, desafio-o a vir fazer uma aula e a constatar por si próprio que tudo isto que acabei de referir é pura verdade :)

Anterior
Anterior

Alterando a forma de olhar para a menopausa!

Próximo
Próximo

JANEIRO - MÊS DE RENASCIMENTO