AS MARAVILHAS DO INVERNO
Inverno, a estação do frio, das chuvas, da neve, dos dias curtos, das noites longas, do vento frio e das árvores despidas.
Mas também a estação do conforto, das mantas quentes, do fogo nas lareiras, das canecas de chá quente, dos cozinhados reconfortantes, de dormir a sesta, de ver filmes no sofá, de dormir em conchinha, das camisolas quentes de lã, do chocolate quente e de ficar na cama a ouvir a chuva lá fora.
O inverno é um período de descanso e recolhimento. A altura do ano em que a Terra se recolhe para se nutrir escondida nas suas profundezas, germinando as suas sementes e ganhando forças para nascer mais tarde, com todo um novo vigor.
Também para nós, o inverno deve ser o período do ano em que abrandamos, em que ouvimos o nosso corpo e respeitamos o seu ritmo. Porém nem sempre isso acontece. Com as nossas vidas agitadas, cheias de obrigações e atividades urgentes, nem sempre conseguimos reduzir o ritmo frenético e continuamos a responder a listas de tarefas, algumas indispensáveis e outras nem tanto assim, sem alocarmos tempo para parar e ouvir o que a natureza e o nosso próprio corpo nos pede. Até ao dia em que atingimos o nosso limite!
É importante termos esta consciência dos ciclos da natureza, que também são nossos! Aprender que neste período mais frio devemos também abrandar, descansar mais e nutrirmo-nos melhor com alimentos quentes e reconfortantes que nos fazem bem, ao corpo e à alma. Para depois podermos renascer na primavera, com toda a energia, vigor e entusiasmo. Assim como nasce uma flor ou as folhas nas árvores, com toda a sua magia, beleza e esplendor!