O que pode e deve fazer diferente neste próximo ano.
Estamos a chegar ao fim de mais um ano, àquela altura em que começamos a olhar para trás e a analisar aquilo que conquistámos, os desafios que enfrentámos e tudo aquilo que gostaríamos de ter feito, mas que ficou pelo caminho.
E, já com os olhos postos no novo ano , começamos a pensar naquilo que queremos alcançar, a analisar o que não está bem nas nossas vidas e que gostávamos de mudar ou de fazer diferente.
Já Albert Einstein dizia que para termos resultados diferentes temos, antes de mais, começar a fazer as coisas de forma diferente. Não podemos esperar resultados diferentes quando continuamos a manter as mesmas rotinas, a ter as mesmas prioridades e os mesmos vícios.
Se quer mudanças positivas na sua vida, está na hora de tomar a responsabilidade pelos seus pensamentos, pelos seus actos e pela sua vida. Deixar de culpar circunstâncias externas ou outras pessoas por aquilo que acontece ou que não acontece. As rédeas da vida são suas, e está nas suas mãos começar a dar os primeiros passos para uma mudança sustentável e positiva. Assim que começar a fazê-lo vai sentir-se bem consigo mesmo pois estará a contribuir para o seu bem-estar e crescimento interior, beneficiando-se a si próprio e ao mundo à sua volta.
Deixo-lhe aqui 3 pontos importantes por onde começar:
1 - Comece a olhar para a sua vida de uma outra perspetiva. Mude a forma como olha para o espaço à sua volta, para as coisas que lhe acontecem, para as pessoas com quem se cruza. Tente ver para além do óbvio, do que é costume ver e sentir. Olhe como se fosse a primeira vez, veja outros pormenores, ouça outros sons, sinta outros cheiros e tente perceber de que forma poderá olhar e ver cada coisa que lhe acontece de uma outra perspetiva. Como se fosse através do olhar de uma terceira pessoa que analisa a sua vida e as suas rotinas. O que é que essa pessoa veria que você não vê?
2 – Todos os dias ao acordar faça a seguinte pergunta: O que posso fazer diferente para trazer algo de bom para o meu dia, para a minha vida? E tire uns minutos para pensar sobre o assunto. Pode mesmo meditar colocando esta questão e observar o que vem ao seu pensamento. Comece com pequenas mudanças como, por exemplo, alterar a hora do despertador, tomar um pequeno almoço diferente, fazer um caminho diferente para o escritório e cumprimente aquela pessoa com quem se cruza todos os dias. Naturalmente as mudanças maiores chegarão a seu tempo. Para isso, apenas é preciso ter a mente aberta e vontade de mudar.
3 – Aprenda algo novo! Aprender uma nova habilidade traz-nos entusiasmo e desperta o nosso olhar de aprendiz. Hoje em dia consegue encontrar uma diversidade enorme de cursos que pode fazer online ou presencial, a preços baixos ou até mesmo gratuitos. Sempre quis aprender Macramé? Gostava de saber mais sobre Astrologia? Ou quer aprender a meditar? Escrita criativa? Ilustração? Fotografia? As hipóteses são ilimitadas .
4 – Simplifique! Quando começar a olhar para as suas rotinas de outra perspetiva observe aquilo que pode e deve simplificar para tornar a sua vida mais leve e mais fácil. Por vezes complicamos demasiado as nossas rotinas e a forma como lidamos com os desafios que nos surgem. Fazemos das coisas mais simples, coisas muito complicadas. Olhe para as atividades diárias às quais dedica uma boa parte do seu tempo e analise de que forma pode tornar essa atividade mais simples. Pode mesmo pedir a opinião de uma terceira pessoa para perceber de que forma ela faria essa mesma atividade. Provavelmente vai ter algumas boas surpresas. E no final, poderá libertar algum espaço no seu dia e na sua cabeça.
E muito importante, tente fazer todas estas mudanças devagar, passo a passo. Respeite o seu ritmo. A maior parte das vezes a velocidade da nossa mente ultrapassa a velocidade da vida e não deixamos tempo para que tudo possa acontecer de uma forma fluida e natural.
Tenha paciência consigo e com a vida!
Boas festas!