Nº 4: Que proteína devo incluir na minha alimentação?
Seja qual for o nosso tipo de alimentação, a proteína é um macro nutriente essencial que deve fazer parte da nossa alimentação diária.
O nosso organismo precisa da proteína para renovar e reconstítuir as células, estabilizar os níveis de açucar no sangue e para nos dar a energia que precisamos para funcionarmos a 100%.
Se pensa fazer uma dieta não dispense a proteína. A falta dela vai causar-lhe desiquilibrios que se irão reflectir em ''desejos'' por outro tipo de alimentos menos saudáveis.
Se optar pela proteína animal, tenha atenção á forma como o animal foi criado e alimentado. Para além das questões éticas, a opção por animais criados ao ar livre e alimentado de uma foma mais natural, é sempre uma escolha mais saudável, livre de hormonas e antibióticos. Os iogurtes biológicos e ovos de galinhas criadas no campo são também uma melhor opção.
Como fonte de proteína vegetal podemos optar, por exemplo, pelo tofu, o tempeh, frutos secos, sementes e leguminosas.
A variedade é sempre muito importante. Não coma sempre o mesmo tipo de proteína e vá alternando as diferentes fontes para garantir que ingere todos os aminoácidos essenciais.
Não esqueça: insira este nutriente em pelo menos uma ou duas das suas refeições diárias para saciar o seu organismo e conseguir perder peso de uma forma equilibrada e consistente.