JANEIRO - MÊS DE RENASCIMENTO
Janeiro, o primeiro mês do ano, o mês do embrião, do renascer, o mês da luz. Desde o solstício de Inverno, os dias começaram já lentamente a crescer e as noites a diminuir. Sentimos a luz a crescer, a promessa da vida, o potencial da alegria. É o mês em que a vida na terra começa a nascer, em que as sementes começam a germinar, bem lá no fundo da terra, na escuridão, num lugar ainda não visível aos nossos olhos. É tempo de reflexão e de descanso. Altura do ano em que procuramos o lugar seguro, o conforto, o aconchego da nossa casa. Sentimos a necessidade de mais descanso, de tratar de nós, de nos nutrirmos para podermos nós também germinar, fortalecer, e começar aos poucos a renascer para a luz e para a vida.
É sempre nesta altura do ano que fazemos listas de objetivos e promessas de mudança. Eu também fiz a minha lista, como faço todos os anos. Só que este ano adicionei um objetivo muito importante: mais descanso! Mais tempo para mim, para estar comigo e com aqueles que amo.
Principalmente nesta altura do ano é importante abrandar, descansar mais, dar tempo e espaço para nutrir corpo e alma e dar espaço ao corpo para se restabelecer, se reequilibrar.
Por isso o que lhe proponho é que, principalmente este mês, dê prioridade ao descanso. Vivemos num mundo que valoriza demasiado o FAZER e desvaloriza o SER. Passamos o tempo a fazer listas de tarefas e só descansamos quando terminamos cada uma delas. Sejam ou não importantes, tornam-se de repente mais importantes do que qualquer tipo de descanso. Para podermos ser a nossa melhor versão, é importante termos a consciência que o simples ato de SER, de não fazer nada é tão importante como o ato de FAZER. É no equilíbrio entre os dois que está o segredo do bem-estar, do bem viver.
Desejo a todos um ano novo cheio de saúde, descanso, equilíbrio e muita alegria.