MELANCOLIA OUTONAL

Entender a natureza e os seus ciclos ajuda-nos a entender os nossos estados de espírito. Nomeadamente a roda do ano com as suas diferentes estações. Cada mudança de estação tem um efeito direto em cada um de nós, afetando a forma como nos sentimos fisicamente e emocionalmente.

Estou a escrever este artigo, sentada á secretária, numa numa zona rural de Inglaterra. Está um dia de sol, mas já está frio e já precisei de uma camisola de lã para me aquecer. Da janela à minha frente, vejo um prado verde rodeado de arvores centenárias. E observo como tudo mudou neste cenário, durante as últimas semanas, principalmente os cheiros e os milhares de diferentes tons de verde e dourado.

Para mim a transição entre o Verão e o Outono é sempre a mais difícil do ano. Lembro-me de ser criança e de sentir aquele aperto no coração no dia em que fechávamos a casa de férias, nos metíamos num carro cheio de malas e voltávamos para Lisboa, para a rotina normal.

E ao longo dos últimos anos tenho realizado que é sempre assim nesta altura do ano. Sinto-me mais melancólica e angustiada e com menos energia para enfrentar os dias de Outono.

Esta transição entre os dias longos e quentes (pés descalços, banhos de mar, noites quentes, jantares tardios), para a realidade do outono (meias, tardes de chuva, dias mais curtos), desperta-me sempre um sentimento de melancolia e de nostalgia.

Tenho-me questionado de que forma posso transformar este sentimento. Como posso aceitá-lo e cuidar desta minha criança interior a quem custa aceitar aquilo que não pode ser mudado? Encontrei a resposta em pequenas coisas mundanas.

Começando por aceitar este ciclo natural e percebendo a minha conexão com ele. Depois aprendendo com a natureza e com a forma como ela se adapta a todas estas transformações.

Fazendo da meditação uma rotina diária, conectando com o meu coração e com a minha intuição. Fazendo isso consigo ouvir melhor o meu corpo e o meu espírito e consigo perceber melhor aquilo que preciso fazer, para estar bem.

Hoje o que sinto, é que preciso de um passeio a pé na natureza, de fazer uma sopa reconfortante de abóbora assada, de uma chávena de chá de citronela e hibiscos e de me sentar no sofá enrolada numa manta a escrever este artigo e a ouvir em modo «repeat» esta playlist 😊

E você? Também sente esta melancolia nesta mudança de estação?

Anterior
Anterior

JANEIRO - MÊS DE RENASCIMENTO

Próximo
Próximo

VERÃO INDIANO